É intolerante afirmar que apenas o cristianismo é verdadeiro?


Foto de Alex Green em Pexels.com
Foto de Alex Green em Pexels


por Kenneth Samples
23 de fevereiro de 2016

Há alguns anos, visitei o Canadá para gravar entrevistas na televisão sobre meu livro Christian Endgame. Antes da gravação, alguns dos cristãos na sala verde disseram-me para ter cuidado ao dizer que o Cristianismo é a religião exclusivamente verdadeira. Quando perguntei o porquê, disseram-me que é considerado intolerante na sociedade canadense afirmar que o cristianismo é o único caminho para Deus. Os executivos do programa cristão estavam preocupados em receber represálias legais do governo canadense por transmitir declarações religiosas “intolerantes”.

Não sei exatamente quais são as leis do Canadá relativas a alegadas declarações de intolerância religiosa, mas parece que o mundo ocidental (incluindo a América) permitiu que o politicamente correto enlouquecesse.

Então, como devem os cristãos responder ao desafio de que a sua crença na exclusividade reflete a intolerância? Aqui estão cinco maneiras de lidar com esse tópico cada vez mais complicado.

  1. Podemos salientar que a verdade existe e que ela realmente importa. O respeito e a tolerância nunca devem ser divorciados da verdade, especialmente do conceito de verdade última. Todas as negações da verdade objetiva são, em última análise, autodestrutivas. [1] Por exemplo, afirmar que não existe verdade objetiva constituiria por si só uma verdade objetiva.
  2. Podemos salientar que a lógica fria e dura exige que afirmações religiosas contraditórias da verdade não possam ser simultaneamente verdadeiras. Por exemplo, o cristianismo afirma que Jesus Cristo é Deus encarnado (Deus em carne humana); mas o judaísmo tradicional e o islamismo afirmam que Jesus não era Deus encarnado. A lei da não-contradição afirma: A não pode ser igual a A e igual a não-A ao mesmo tempo e da mesma maneira. [2] Com base nessa lei, Jesus Cristo não pode ser Deus encarnado (cristianismo) e não Deus encarnado (judaísmo, islamismo) ao mesmo tempo e no mesmo aspecto. Afirmar as normas da razão não viola nenhum padrão aceitável de tolerância.
  3. Podemos apresentar um caso apologético para a veracidade do Cristianismo. Os crentes podem apresentar argumentos persuasivos a favor da verdade do evangelho de Jesus Cristo (1 Pedro 3:15; Judas 3) e apontar dificuldades em sistemas de crenças alternativos e não-cristãos (2 Coríntios 10:5). Por exemplo, o apóstolo Paulo defendeu afirmativamente a ressurreição de Jesus (1 Coríntios 15:3-8) e o apóstolo João criticou a heresia docetista que afirmava que Jesus não tinha vindo em carne (1 João 4:1-3).
  4. Deveríamos admitir que sociedades significativamente influenciadas pelo Cristianismo promoveram por vezes ou permitiram uma intolerância genuína (por exemplo, o antissemitismo na Europa do século XX). Os cristãos são pecadores perdoados e devem admitir pessoal e coletivamente a sua luta constante contra o pecado. Eles podem, no entanto, salientar que o próprio Cristianismo afirma a tolerância genuína como uma virtude através da visão bíblica de que todas as pessoas são feitas à imagem de Deus (Gênesis 1:26-27) e são, portanto, merecedoras de tratamento respeitoso e digno. O próprio Jesus deu um exemplo moral de tratar as pessoas com respeito e tolerância quando iniciou uma conversa com a mulher samaritana junto ao poço (João 4:7-26). Geralmente os rabinos não falavam com as mulheres em público e os judeus evitavam interagir com o povo samaritano (ver João 4:9).
  5. Os cristãos são chamados a testemunhar a verdade do evangelho de Jesus Cristo tanto com as suas palavras (pregação) como com as suas vidas (conduta ética). O mundo precisa ver o poder da verdade vivida. Estas duas coisas podem ser alcançadas quando os crentes são pessoal e socialmente tolerantes com as pessoas e, ao mesmo tempo, intelectualmente intolerantes com reivindicações de verdade conflitantes.

No cerne da fé cristã, está a convicção de que “Jesus Cristo é o Senhor” (Marcos 12:35-37; João 20:28; Romanos 10:9-13; 1 Coríntios 8:5-6; 12:3; Filipenses 2:11). Lembre-se, as reivindicações exclusivas do senhorio de Cristo não são mais politicamente corretas hoje no Canadá (ou em qualquer lugar) do que eram há 2.000 anos, no antigo Império Romano.


________________________



Etiquetas:
só o cristianismo tem/prega a verdade? / é a religião verdadeira? - apologética - defesa da fé


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Debate sobre a Idade Histórica: Dependência de Traduções (1 de 5)

Debate sobre a Idade Histórica: Início dos Tempos

Por que o universo é do jeito que é?