O plano de Deus para a humanidade – Paraíso restaurado ou paraíso substituído?


Imagem gerada por IA (acervo de Lexica - https://lexica.art)
Imagem gerada por IA (acervo de Lexica)


Observação: Quando não mencionado, as citações bíblicas são da Nova Almeida Atualizada (NAA)

por Hugh Ross
1º de outubro de 2000

Os cristãos discutem e se dividem sobre muitas questões, desde questões centrais como a doutrina do livre-arbítrio até questões periféricas como a idade da Terra. Ironicamente, algumas das questões menos importantes atraem o debate público mais vigoroso, enquanto as mais importantes recebem menos atenção.

Uma destas controvérsias ignoradas tem implicações significativas para a cosmovisão, uma questão que ou agrupa o cristianismo com outras religiões teístas e deístas ou o diferencia distintamente.

A questão multifacetada é esta: Qual é o plano final do Criador para a humanidade? Será uma restauração em grande escala do Jardim do Éden, ou seja, um paraíso terrestre, ou será uma criação inteiramente “nova” além dos confins do universo? Qual é o “céu” que aguarda aqueles que recebem Sua oferta de salvação eterna?

Uma consideração do quadro geral, um olhar para o que a Palavra de Deus diz em resposta a este conjunto de perguntas, pode lançar uma luz inestimável sobre o tema da criação e chamar a atenção para as questões que mais importam. A maneira como alguém pensa sobre o futuro ajuda a moldar sua resposta aos eventos atuais e passados.

O livro do Apocalipse oferece o melhor ponto de partida para tal investigação. Na verdade, seus capítulos finais podem ser o melhor lugar para uma pessoa começar a ler as Escrituras. Em vez de matar o suspense, esta leitura final da história suprime o medo e dá origem a uma esperança viva e saudável. E a esperança, de acordo com Romanos 5:3-5 e 1 João 3:3, leva-nos através das dificuldades da nossa existência marcada pelo pecado e mantém-nos no processo de purificação de Deus.

A história da Redenção culmina neste grito triunfante: “Eis o tabernáculo de Deus com os seres humanos. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles e será o Deus deles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Apocalipse 21:3-4).

Em que contexto a humanidade redimida desfruta das glórias da comunhão face a face com Deus? Está aqui neste planeta, neste universo? Novamente, as Escrituras dão a resposta. Apocalipse 21 identifica nosso destino como “(...) novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra já passaram (...)”. O Rei dos Reis declara: “Eis que faço novas todas as coisas”. A maior parte do capítulo é dedicada a uma descrição surpreendente da Cidade Santa, a Nova Jerusalém. Suas características magníficas não apenas ampliam os limites da imaginação humana, mas também revelam que as leis físicas familiares não existem mais.

Nesta passagem, Deus dá uma prévia do cumprimento de Romanos 8:22-23. Toda a criação que “geme” – seu tempo e espaço, matéria e energia, e “(...) nós, que temos as primícias do Espírito (...)” – recebe libertação da “escravidão à decadência”. Este é o momento da nossa “(...) adoção de filhos, a redenção do nosso corpo”.

A libertação da humanidade da morte e da decadência é o ponto focal da passagem; entretanto, a referência abrange todo o universo físico, ao qual pertencem o espaço, o tempo, a matéria e a energia. A passagem parece sugerir, então, que a libertação se aplica até mesmo às leis físicas, que começaram a vigorar no evento da criação cósmica. Elas são, portanto, finitas e Aquele que as criou põe fim nelas assim que o seu propósito é cumprido.

Dizer que o universo e as suas leis termodinâmicas são eternos é contradizer tanto as Escrituras como o registo da natureza. Dizer que o pecado de Adão e Eva introduziu essas leis é ignorar três doutrinas bíblicas. Primeiro, a rebelião contra a autoridade de Deus, isto é, o “pecado”, existia antes da rebelião de Adão no Éden. A Bíblia não registra exatamente quando Satanás pecou, mas esse evento certamente antecede a invasão do Éden. Poderia ter ocorrido antes da formação da Terra. Jó 38:7 diz que os anjos, dos quais Lúcifer era um, foram testemunhas de Deus ter lançado os fundamentos da terra.

Segundo, Deus decidiu permitir a entrada de Satanás no Éden. A doutrina da onipotência e onisciência de Deus leva à conclusão de que Ele tinha um plano para usar a trágica rebelião de Adão e Eva, com todos os seus efeitos horríveis, para trazer um futuro maior e melhor do que até mesmo as maravilhas do Éden poderiam proporcionar.

Terceiro, qualquer que seja o momento da rebelião de Satanás, Deus criou o universo sabendo que Satanás seria o primeiro a pecar. Consequentemente, o universo que Ele projetou seria um universo perfeitamente adequado para realizar a gloriosa vitória que Ele planejou. Em outras palavras, Ele criou um universo governado pela segunda lei da termodinâmica (e outras leis), onde os humanos seriam testados por Satanás, mas com a possibilidade de serem permanentemente resgatados das garras de Satanás pelo amor e graça conquistadores de Deus.

O evento precipitante, o marcador de tempo, para o evento culminante da “adoção” é descrito nos parágrafos finais de Apocalipse 20. Satanás e seus capangas foram enviados para sua condenação inevitável, e seus cativos estão diante do tribunal de Deus para receber a penalidade, que insistem em pagar, pela sua pseudoautonomia. Em outras palavras, a conquista do mal por Deus, que foi “concluída” na cruz do Calvário, foi neste ponto plenamente realizada. Isto é, em parte, uma resposta à pergunta: se existe um Deus todo amoroso, então por que existe o mal? A resposta é que o mal está em vias de ser derrotado e a humanidade tem o privilégio de ser parceira de Deus nessa batalha para vencer o mal. O resultado é que um dia tudo o que é mau – tudo o que é irredimível – será colocado em quarentena num lugar chamado “inferno”. O resultado é que a nova criação estará eternamente segura. A fonte da tentação não pode mais entrar em contato com as criaturas que Deus criou para Seu deleite eterno.

Pode-se razoavelmente inferir que o plano e propósito de Deus para a criação, conforme descrito em Gênesis 1 e ampliado em outras partes das Escrituras, foi cumprido. Esse plano envolve a conquista do mal, que foi introduzido não no momento da queda de Adão e Eva no pecado, mas sim quando Lúcifer se rebelou. O pecado e suas consequências chegaram à humanidade quando os primeiros humanos cederam à tentação da serpente. E essas consequências foram, e ainda são, devastadoras.

A cosmovisão bíblica que propomos diz que a queda de Adão e Eva no pecado mudou radicalmente a raça humana, impactando todo o planeta. Contudo, não mudou todas as leis físicas do cosmos. Gênesis 2 afirma explicitamente que Adão trabalhou fisicamente e comeu alimentos terrenos antes de pecar. Este trabalho – incluindo o processo de digestão – implica que a gravidade e a termodinâmica, por exemplo, estavam em vigor antes da queda, tal como estão hoje. A existência de estrelas, incluindo o Sol, também implica o funcionamento de leis termodinâmicas. [1]

O trabalho e a possibilidade de dor física não faziam parte da maldição que Deus pronunciou na época do pecado de Adão e Eva. Deus projetou o trabalho produtivo para ser satisfatório e agradável. [2] Ele deu um emprego a Adão e Eva antes de cometerem qualquer pecado. [3] O pecado, contudo, destruiu tanto a produtividade como a alegria do seu trabalho. Esta destruição ainda torna o trabalho frustrante e doloroso.

A dor física é uma parceira necessária do prazer físico. Essa dor também alerta para um perigo iminente. A capacidade de sentir dor, então, não pode ser considerada algo ruim. A introdução do pecado significa que todos nós experimentamos mais dor do que seria necessário. Além disso, introduz um tipo de dor inteiramente novo e mais insuportável – a dor espiritual e emocional. Quando uma mulher sofre para dar à luz um filho, a sua maior dor vem da dolorosa consciência de que esta pequena pessoa, a quem o seu coração está inextricavelmente ligado, deve experimentar os terríveis efeitos do pecado, tanto dentro como fora. [4] Essa dor ofusca completamente a dor física da gravidez.

O fim dessa dor, a promulgação do julgamento de Deus contra ela no Grande Trono Branco, chega com o fim do universo físico como o conhecemos. O Apocalipse não é a única parte das Escrituras em que este ponto é abordado. O salmista declara:

Em tempos remotos, lançaste os fundamentos da terra; e os céus são obra das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permaneces; todos eles envelhecerão como veste, como roupa os mudarás, e serão mudados. [5]

Isaías diz que “'As estrelas dos céus serão todas dissolvidas” (NVI), [6] que “os céus desaparecerão como a fumaça”, [7] que Deus “há de fazer novos céus e nova terra”, [8] e que “não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas”. [9] Jesus proclama que “passará o céu e a terra”. [10] O autor do livro de Hebreus cita diretamente o Salmo acima. [11] Pedro explica:

(...) os céus existem desde muito tempo, e que a terra surgiu da água e através da água pela palavra de Deus. (...) Pela mesma palavra, os céus e a terra que agora existem têm sido guardados para o fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e da destruição dos ímpios. (...) os céus passarão com grande estrondo, e os elementos se desfarão pelo fogo. Também a terra e as obras que nela existem desaparecerão. (...) tudo será assim desfeito (...) Por causa desse dia, os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos se derreterão pelo calor. Nós, porém, segundo a promessa de Deus, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça. [12]

Quando Cristo toma assento para julgar os rebeldes da Terra, a terra e o céu “fogem” da Sua presença. [13] Obviamente, este assento existe além dos limites “dos céus e da terra” mencionados em Gênesis 1:1. Os seres vivos, anjos e humanos, permanecem vivos em lugares além da “muito boa” Terra. Alguns vão para o lugar da “segunda morte” [14] e alguns permanecem na gloriosa presença de Deus. Neste ponto, este planeta e cosmos não têm mais utilidade para Deus.

Quão nova é a nova criação? É mais do que apenas um remake ou renovação da antiga criação. É completa e radicalmente nova. As leis da gravidade, do eletromagnetismo e da termodinâmica desapareceram. O texto afirma diretamente que tudo o que está associado à segunda lei da termodinâmica (decadência, morte, dor etc.) nunca mais existirá. [15] A gravidade como a conhecemos não existe mais. (A gravidade não permite uma estrutura com as dimensões atribuídas à Nova Jerusalém. A gravidade forçá-la-ia a assumir uma forma esférica.) [16] O eletromagnetismo tal como o conhecemos já não existe, pois a luz, num ambiente eletromagnético, coexiste com a escuridão e as sombras. A nova criação será preenchida com “luz”, sem qualquer escuridão ou sombra e sem entidades como o sol, as estrelas e as lâmpadas como fontes de iluminação. [17]

O que pode ser dito, então, dos versículos do Antigo Testamento que parecem sugerir que a Terra e o universo duram para sempre? A interpretação que oferecemos deve levar em conta as seguintes passagens:

Ele os estabeleceu [o sol, a lua, as estrelas, os céus mais altos e as águas acima dos céus] para todo o sempre. (Salmo 148:6)

Sei que tudo o que Deus faz durará eternamente, sem que nada possa ser acrescentado nem tirado, e que Deus faz isto para que as pessoas o temam. (Eclesiastes 3:14)

(...) os que conduzirem muitos à justiça brilharão como as estrelas, sempre e eternamente. (Daniel 12:3)

(...) mesmo que as obras já estivessem concluídas desde a fundação do mundo. (Hebreus 4:3)

A palavra hebraica traduzida como “para sempre” no Salmo 148:6 (também em Eclesiastes 3:14 e Daniel 12:3) é olam. No Salmo 148:6 e Daniel 12:3, a palavra hebraica 'ad também está incluída na frase. Estas palavras têm significados ligeiramente diferentes em contextos diferentes (ao contrário da palavra grega para “para sempre”), e um dos seus significados literais é “longa continuação para o futuro”. [18] À luz do resto das Escrituras, esse significado parece aplicar-se aqui.

Muitos estudiosos da Bíblia veem Eclesiastes 3:14 e Hebreus 4:3 como declarações do plano soberano e imutável de Deus para a humanidade. Em outras palavras, Deus determinou o que Ele fará e nada pode mudar isso. Quanto a Daniel 12:3, o brilho “para sempre” parece, no contexto da passagem maior, descrever “os que conduzirem muitos à justiça”.

Melhor que o Éden [19]

Um argumento para uma criação completamente e radicalmente nova vem de 1 Coríntios 2:9. Nesta passagem, Paulo explica que nenhum humano pode “conceber ou imaginar o que Deus preparou para aqueles que O amam”. Imaginar ou visualizar fenômenos dentro das leis da física e dimensões espaço-temporais do nosso universo certamente é possível. Podemos imaginar, pelo menos de forma limitada, como seria o Éden, ou uma Terra renovada se pudéssemos ir até lá, mas nós, humanos, simplesmente não podemos imaginar a vida em um reino além das dimensões e leis físicas do nosso universo.

Deus prometeu aos Seus crentes uma recompensa muito além do que qualquer pessoa, não importa quão espiritual ou imaginativo, possa conceber. Além disso, a doutrina do céu é uma das principais distinções entre o cristianismo e outros sistemas de crenças. Muitos cultos, por exemplo, prometem um paraíso ligado à Terra (ou ao planeta) repleto de prazeres físicos, incluindo prazer sexual; O cristianismo promete libertação do paraíso terrestre, não importa quão magnificamente restaurada seja a sua condição. Em certo sentido, qualquer paraíso terrestre pode ser comparado ao Egito da época de Moisés. Era uma terra de esplendor e abundância, mas também uma terra de escravidão.

A escravidão de um tipo ou de outro é inerentemente associada às leis da termodinâmica. Se eliminarmos a lei da entropia, por exemplo, não eliminamos toda a decadência no universo. À medida que as pessoas envelhecem, elas observam que certas partes do corpo começam a perder a batalha com a gravidade. A pele se rompe sob exposição prolongada à radiação eletromagnética.

Talvez o aspecto mais significativo da escravidão do Éden tenha a ver com o tempo. Nossos pais originais estavam confinados, como nós, humanos, ainda estamos, a uma única dimensão temporal. A marcha do tempo não pode ser interrompida nem revertida. Esta linha do tempo limita cada um de nós a apenas alguns relacionamentos íntimos durante a vida. Na verdade, o nível mais profundo de intimidade possível nesta criação, dentro ou fora do Éden, só pode ser experimentado com um ser humano de cada vez. Por esta razão Deus nos deu o casamento, o casamento monogâmico.

Jesus diz aos Seus seguidores que na nova criação não haverá casamento e, evidentemente, não haverá relações sexuais ou famílias nucleares. [20] O relacionamento que todos os crentes desfrutarão com Cristo e uns com os outros é comparado a um casamento. Jesus frequentemente se refere aos crentes na nova criação com substantivos e pronomes singulares. [21] Somos, diz Ele, Sua noiva, e todos seremos um, assim como Ele e o Pai (e, claro, o Espírito Santo) são um. A unidade da Divindade implica que o Pai, o Filho e o Espírito estão em contínua comunicação e comunhão um com o outro. Para experimentarmos um tipo comparável de unidade, nós também devemos estar em comunicação e comunhão contínua uns com os outros e com Ele. De alguma forma, a nova criação irá nos permitir comunicar e nos relacionar intimamente com milhares de milhões de outras pessoas, ao mesmo tempo e sempre em perfeita harmonia.

Dada esta nova capacidade de conhecer e ser conhecido, de amar e ser amado, a nossa necessidade e desejo de casamento e família são mais do que plenamente satisfeitos. De acordo com a promessa de Deus, desfrutaremos continuamente de algo superior aos prazeres dos melhores relacionamentos terrenos, incluindo o casamento, com todos os irmãos crentes simultaneamente. Quaisquer responsabilidades que Ele nos atribua serão cumpridas com alegria completa e desimpedida. Assim como este universo foi projetado com o propósito de Redenção, a nova criação foi projetada para Recompensa. [22] Na verdade, mesmo a nossa compreensão limitada do lugar que Ele está preparando para nós dá um novo significado a essa palavra.

Notas de Fim

  1. Jó 38:33.
  2. Eclesiastes 3:13.
  3. Gênesis 1:28.
  4. Gênesis 3:16.
  5. Salmo 102:25-26.
  6. Isaías 34:4.
  7. Isaías 51:6.
  8. Isaías 66:22.
  9. Isaías 65:17.
  10. Mateus 24:35.
  11. Hebreus 1:10-12.
  12. 2 Pedro 3:5-13.
  13. Apocalipse 20:11.
  14. Apocalipse 20:14.
  15. Apocalipse 21:4.
  16. Apocalipse 21:16-17.
  17. Apocalipse 21:23, 22:4.
  18. R. Laird Harris, Gleason L. Archer, Jr. e Bruce K. Waltke, Theological Wordbook of the Old Testament, v. 2 (Chicago: Moody Press, 1981), 673.
  19. Veja Hugh Ross, capítulo 17 em Beyond the Cosmos, 2ª ed. (Colorado Springs, CO: NavPress, 1999).
  20. Mateus 22:29-30; Lucas 20:34-35.
  21. João 17:11, Romanos 12:5, 15:5-6, Apocalipse 21:9-27.
  22. Mateus 5:12, 16:27; Lucas 6:23, 35; 1 Coríntios 3:14; Efésios 6:8; Colossenses 3:24; Hebreus 11:26; Apocalipse 22:12.


________________________



Etiquetas:
escatologia cristã


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transgenerismo: visão médica e científica (white paper/e-book)

Cosmologia moderna e a existência de Deus: Diálogo entre RTB e Reasonable Faith

Milagres e as leis universais da física

O Gênesis é uma cópia?

Romanos 5 e a morte anterior a Adão