Cristãos divergindo com caridade sobre questões relativas à Criação


Foto de Antenna em www.unsplash.com
Foto de Antenna em Unsplash


por Kenneth Samples
2 de maio de 2023

“Cremos em um só Deus, o Pai, o Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, de tudo o que é visível e invisível.”

Esta primeira linha do Credo Niceno é biblicamente derivada e afirmada por toda a cristandade teologicamente conservadora. A declaração estabelece que Deus Pai, a primeira pessoa da Trindade, é o agente primário na criação. Nada existe separado de Deus, pois Deus é o próprio criador de todas as coisas.

O credo afirma sucintamente o que é essencial acreditar, embora não aborde todos os assuntos relativos à criação (essa não era sua intenção). É aí que organizações como Reasons to Believe podem ajudar a fornecer detalhes de uma perspectiva bíblica e científica.

Recentemente, recebi comentários e perguntas nas mídias sociais sobre cristãos discordando a respeito de questões relacionadas à criação. Uma entrevistada refletiu um sentimento que eu acho que é comum. Aqui está o que ela disse (parafraseado) seguido da minha resposta. Espero que essa interação seja útil para você.

Respondente: Tenho me perguntado por que Deus não se revelou de maneira mais precisa em sua Palavra. O que quero dizer é que decidi estudar a fundo os primeiros capítulos do Gênesis por causa da polêmica que os cerca. No final do dia, queria poder dizer que pesquisei cuidadosamente o assunto e cheguei às minhas próprias conclusões. Depois de pesquisar palavras hebraicas, ler livros e assistir a debates, cheguei a uma firme conclusão de que a perspectiva da Terra velha faz mais sentido. Eu queria compartilhar com meus amigos da criação da Terra jovem como cheguei a essas conclusões, mas eles não estão muito interessados no que tenho a dizer e certamente não foram persuadidos por minhas tentativas de explicar. Ainda somos amigos, mas parece que éramos mais próximos antes de eu começar minha jornada para entender as coisas. 

Estou convencido de que se Deus tivesse apenas acrescentado mais alguns versículos ao Gênesis e ao Novo Testamento, a maioria das questões sobre as quais os cristãos divergem não seriam controversas. Quase parece que Deus foi vago sobre algumas coisas de propósito, por algum motivo. As controvérsias são encontradas nas traduções que estamos usando? Os cristãos em outras partes do mundo debatem as mesmas controvérsias? 

Eu: Geralmente existem três grandes escolas de pensamento entre os evangélicos sobre questões da criação: o criacionismo da terra jovem (CTJ: veja Answers in Genesis como exemplo), o criacionismo da terra velha (CTV: veja Reasons to Believe como exemplo) e o criacionismo evolucionário (CE: veja BioLogos como exemplo). Os links levam você às declarações públicas de fé das três organizações. É claro que nem todos os evangélicos se encaixam perfeitamente em uma dessas três posições, nem em uma das três organizações representativas. Então pense nas três escolas com suas organizações representativas como um paradigma (um modelo de explicação). Aqui estão dois pensamentos a ter em mente. 

Primeiro, é importante notar que todas as três posições afirmam o Deus bíblico como o Criador, Designer e Sustentador do cosmos. Cada uma dessas posições da criação se destaca totalmente de uma visão secular do universo, que afirma que Deus não existe e que a vida neste planeta é o produto de processos naturalistas puramente cegos. 

Em segundo lugar, todas as três posições gerais e organizações correspondentes representam o que pode ser chamado de ampla “mera cosmovisão cristã”. Eles afirmam os quatro eventos bíblicos de criação, queda, redenção e consumação.

E quanto aos acordos e desacordos gerais entre as três posições evangélicas sobre a criação? Há muitas questões de debate sobre os detalhes da criação, mas duas questões polêmicas são proeminentes.

A Criação do Homem

Sobre a questão da criação do homem, a visão da terra velha concorda com a visão da terra jovem de que o homem original foi criado diretamente do zero* (completamente formado) sem Deus usar a evolução com descendência comum. Todas as três visões sustentam que os humanos foram criados à imagem de Deus. Para a visão da Terra velha, Adão e Eva foram criados cerca de 50.000 a 200.000 anos atrás. Para a visão da Terra jovem, Adão e Eva foram criados cerca de 6.000 a 10.000 anos atrás. Para a criação evolucionária, os primeiros humanos evoluíram há cerca de 200.000 anos ou antes disso.

Idade da Terra e do Universo

A visão da Terra velha concorda com a criação evolucionária quanto à idade da Terra (cerca de 4,5 bilhões de anos) e do universo (cerca de 13,8 bilhões de anos). A visão da Terra jovem sustenta que a Terra e o universo foram criados 6.000 a 10.000 anos atrás.

Inspiração, Autoridade e Inerrância Bíblicas

Todas as três visões afirmam que a Bíblia é uma revelação inspirada e autoritária de Deus e eles procuram interpretá-la cuidadosamente e saber como ela se relaciona com as questões da ciência da criação. As organizações representativas da terra velha e da terra jovem neste modelo também afirmam a inerrância bíblica, assim como alguns na organização evolucionária da criação.

O Cerne das Diferenças

Acho que as diferenças não são atribuíveis a várias traduções das Escrituras per se, mas à interpretação tanto do livro das Escrituras (teologia) quanto do livro da natureza (ciência). Além disso, essas questões de criação científica são debatidas em muitas partes do mundo por cristãos evangélicos.

Para fornecer alguma perspectiva sobre as diferenças, acho que, em última análise, a afirmação de que  Deus criou é mais importante do que quando e como. No entanto, as questões de quando e como são importantes para entender as características doutrinárias centrais do cristianismo histórico à luz do modelo histórico de dois livros.

Pessoalmente, quando se trata de questões controversas que dividem os cristãos conservadores sobre a criação, procuro promover três coisas: verdade, unidade e caridade. As questões da verdade vêm primeiro e procuro entender qual posição é mais consistente com os dois livros de revelação (a Palavra de Deus e o mundo de Deus), embora para mim a Escritura continue sendo o tribunal final de apelações. [1] Em segundo lugar, procuro encontrar pontos-chave de unidade com outros cristãos, embora discordemos sobre a criação. Em terceiro lugar, procuro expressar caridade em minhas interações com outros cristãos dos quais discordo. Às vezes, é claro, não consigo atingir esses objetivos elevados, mas mesmo assim acredito profundamente neles e acho que valem o meu melhor esforço.

Escritura

O Espírito Santo inspirou as Escrituras e nos deu a Palavra de Deus perfeita e suficiente. Talvez certas coisas ou detalhes sobre a criação não estejam explicitamente descritos nas Escrituras porque Deus quer que trabalhemos através dos dois livros buscando a verdade, a unidade e a caridade. Em outras palavras, Deus quer que cresçamos no conhecimento da verdade, mas também na unidade como crentes e membros do corpo de Cristo e, claro, no amor uns pelos outros. 

Existem diferenças reais entre os cristãos em importantes questões doutrinárias, incluindo a criação. No entanto, acho que CS Lewis estava certo quando escreveu:

“Quando tudo é dito (e verdadeiramente dito) sobre as divisões da cristandade, resta, pela misericórdia de Deus, um enorme terreno comum.” [2]

Fico feliz por você continuar sendo amiga em Cristo de seus irmãos e irmãs da Terra jovem. Todos nós precisamos respeitar e amar os outros na fé, quer estejamos sempre de acordo ou não.

Que a paz esteja com você.

Conclusão

O fato de cristãos teologicamente conservadores diferirem sobre importantes questões da criação é uma realidade que não pode ser facilmente resolvida. Mas a regra de ouro da apologética determina que os cristãos tratem as opiniões dos outros com precisão, imparcialidade e, quando possível, que estendam o benefício da dúvida. [3]

Reflexão: Sua Vez 

Como você conversa com outros cristãos que discordam de você sobre quando e como Deus criou?

Recursos

Notas de fim                                                         

  1. Para meus pensamentos sobre o que o Cristianismo histórico chama de modelo dos dois livros e como eles se relacionam um com o outro em termos de interpretação e autoridade, veja o capítulo 5: “How Has God Revealed Himself?” [Como Deus se revelou?] em Without a Doubt (Grand Rapids, MI: Baker Books, 2004).
  2. C. S. Lewis, Reflexões Cristãs (Thomas Nelson Brasil, 2019), vii.3.
  3. Para uma breve discussão sobre os principais acordos e desacordos doutrinários entre a cristandade teologicamente conservadora mais ampla e as virtudes necessárias para atingir uma unidade doutrinária aceitável, consulte meu livro Christianity Cross-Examined (Covina, CA: RTB Press, 2021), cap. 10.


________________________

* O texto original usa a expressão latina de novo, que significa 'do início'.



Etiquetas:
reflexão cristã - apologética - defesa fé - visões sobre a criação - evolucionismo teísta


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Debate sobre a Idade Histórica: Criação Ex Nihilo (1 de 4)

Debate sobre a Idade Histórica: Dependência de Traduções (1 de 5)

Debate sobre a Idade Histórica: Início dos Tempos