A diferença entre mistério e contradição em teologia


Foto de Dima Pechurin em Unsplash.com
Foto de Dima Pechurin em Unsplash


por Kenneth Samples
18 de dezembro de 2018

O Deus da Bíblia é infinito e eterno, enquanto os seres humanos são finitos e temporais. Isso significa que os humanos nunca podem compreender totalmente ou compreender Deus exaustivamente. [1] No entanto, essas profundas limitações não significam que os seres humanos não possam conhecer Deus ou desfrutar de um relacionamento pessoal com ele. Além disso, porque muitas, se não todas, as coisas que os cristãos acreditam sobre Deus envolvem mistério, isso não significa que essas crenças envolvam contradição lógica.

Como as pessoas, especialmente os céticos, muitas vezes equiparam o mistério à contradição, vamos definir a contradição lógica e depois mostrar como o mistério difere dela no contexto da teologia cristã.

Diferenciando Contradição de Mistério

A ideia de uma contradição lógica refere-se a duas afirmações que se negam ou rejeitam uma à outra (A não pode ser igual a A e não-A). Duas afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo e da mesma maneira. Aqui está um exemplo de uma contradição lógica:

Kenneth Samples é um ser humano.
Kenneth Samples não é um ser humano.

Essas duas afirmações não podem ser ambas verdadeiras porque negam ou rejeitam uma à outra. Em outras palavras, se uma das afirmações é verdadeira, então a afirmação oposta é necessariamente falsa. Em lógica, dizemos que elas têm valor de verdade oposto. Assim, as contradições lógicas são sempre falsas por sua própria natureza.

Um mistério teológico, por outro lado, é algo muito diferente. Um mistério na teologia cristã refere-se a algo que se acredita ser verdade com base na revelação bíblica, mas a mente humana limitada não pode compreendê-lo completamente. A ideia é significativa e até certo ponto compreensível, mas, em última análise, incompreensível. Aqui está um exemplo de um mistério da teologia cristã:

Jesus Cristo tem uma natureza divina.
Jesus Cristo tem uma natureza humana.

Ambas as declarações refletem o ensino das Escrituras e, de acordo com a teologia cristã, ambas refletem a verdade cristã ortodoxa. [2] Entretanto, enquanto os cristãos ortodoxos acreditam que ambas as afirmações são verdadeiras, ninguém sabe exatamente como elas são verdadeiras. Criaturas finitas não podem compreender como uma única pessoa pode ter duas naturezas distintas (uma divina e outra humana). Mas as duas afirmações não refletem uma contradição formal porque não se negam nem se rejeitam (as duas naturezas não se negam nem se misturam).

Assim, a teologia cristã histórica insiste que essas duas afirmações não são uma contradição lógica, mas sim um mistério divino. São verdades que não prejudicam a razão, mas desafiam a plena compreensão humana.

Assim, todas as contradições lógicas são misteriosas, mas nem todos os mistérios são contradições. Também, as contradições são necessariamente falsas, mas os mistérios podem ser verdadeiros, embora não totalmente compreendidos.

Além disso, praticamente tudo o que o Deus da Bíblia revelou sobre si mesmo aos seres humanos envolve mistério. Este mistério é necessariamente assim porque Deus é um ser infinito e eterno enquanto os humanos são seres finitos e temporais. Uma lista parcial de crenças teológicas cristãs essenciais que envolvem mistério inclui a Trindade, a encarnação, a expiação, a criação, a providência*, a regeneração, a eleição*, a predestinação*, os atributos de Deus e a imagem de Deus na humanidade.

Deus ser misterioso e incompreensível não significa que a ideia de Deus seja logicamente contraditória. Os pensadores cristãos, ao longo dos séculos, respeitaram tanto a lógica quanto o mistério ao fazer teologia. Faríamos bem em entender as diferenças enquanto empregamos uma medida de humildade e graça ao procurarmos explicar as crenças cristãs aos não-cristãos.

Reflexões: Sua Vez

Que coisas positivas e negativas vêm do fato de Deus ser misterioso? Visite Reflections no WordPress para comentar sua resposta.

Notas de fim

  1. A teologia cristã normalmente divide os atributos de Deus em duas categorias: incomunicáveis (qualidades não compartilhadas com os seres humanos ou mais difíceis de detectar na humanidade) e comunicáveis (qualidades compartilhadas com os seres humanos). As qualidades infinitas e eternas de Deus cairiam na categoria incomunicável. Para uma exploração dos atributos de Deus, veja o capítulo 8 do meu livro, A World of Difference: Putting Christian Truth-Claims to the Worldview Test (Um mundo de diferenças: submetendo as alegações cristãs de verdade ao teste da cosmovisão). [acesse aqui ou aqui]
  2. Para uma discussão de como Jesus Cristo pode ter tanto uma natureza divina quanto uma natureza humana, veja o capítulo 9 do meu livro Without a Doubt: Answering the 20 Toughest Faith Questions (Sem dúvida: respondendo as 20 perguntas mais difíceis sobre a fé). [acesse aqui ou aqui]

* É bem provável que o autor do texto trate esses pontos sob a ótica da teologia calvinista, que não é a mesma linha teológica com que o autor deste blog se alinha.


________________________



Etiquetas:
teologia cristã - cristianismo - apologética - defesa da fé - revelação de Deus ao homem


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Debate sobre a Idade Histórica: Dependência de Traduções (1 de 5)

Debate sobre a Idade Histórica: Início dos Tempos

Gênesis combina dois relatos de dilúvio?