Os cristãos deveriam usar analogias para a Trindade?


A Santíssima Trindade (Foto de www.pixabay.com)
Foto de Pixabay


por Kenneth Samples
20 de setembro de 2022

Com que frequência você usa analogias ao tentar explicar as coisas? Aposto que você faz isso com mais frequência do que imagina.

Uma analogia envolve uma comparação entre duas coisas, geralmente para fins de explicação ou esclarecimento. As analogias são uma parte importante do pensamento humano. De fato, o lógico Patrick Hurley diz que “o raciocínio analógico pode ser o mais fundamental e o mais comum de todos os processos racionais”. [1]

Quando se trata da Trindade, alguns teólogos veem a busca de uma analogia como altamente problemática, mas acho natural que os cristãos busquem uma analogia apropriada para ajudar a explicar ou esclarecer essa doutrina vital. No entanto, algumas analogias são mais fortes do que outras.

Algum tempo atrás, uma pessoa me abordou nas redes sociais e perguntou sobre analogias para a Trindade. Apresento a pergunta aqui junto com minha resposta. Espero que ache o tema estimulante.

Questionador (parafraseado):
Eu sei que a maioria das analogias para a Trindade refletem uma heresia, acidentalmente ou não. Aqui está uma que eu pensei e estou me perguntando se é falaciosa.

Os humanos são muitas vezes pensados ​​em uma natureza dualista, mas vejo uma natureza trinitária em nós: nossa alma (mente, vontade, emoções) = o Pai; nossos corpos físicos = o Filho; e nosso espírito = Espírito Santo. Um Ser, três aspectos/pessoas distintas. Dado que somos criados à sua imagem, e usando o princípio de que Deus coloca a maioria/toda a verdade espiritual em forma de parábola na criação, parece que esta seria uma ideia óbvia.

Uma pergunta relacionada que sempre tive é: Qual é a diferença entre alma e espírito? As Escrituras parecem distinguir entre eles, mas essa diferença não é óbvia para mim depois de muita meditação.

Minha resposta:
Saudações. Muitos teólogos cristãos hoje são cautelosos em usar qualquer analogia para a Trindade. A razão para a cautela é que a natureza trina de Deus é única. Então, como você disse, algumas das analogias parecem ter mais em comum com visões heréticas (triteísmo, modalismo etc.).

No entanto, os seres humanos são feitos à imagem de Deus – como você observa. Assim, parece que podemos encontrar maneiras de entender a natureza de Deus usando criteriosamente o raciocínio analógico. As analogias, por natureza, contêm semelhanças e diferenças (iguais e diferentes), de modo que praticamente todas as analogias têm pontos fracos. [2]

Santo Agostinho (354-430), conhecido por usar analogias psicológicas, postulou uma analogia trinitária da mente humana consistindo de intelecto, memória e vontade. Infelizmente, não tenho certeza se alguém hoje pensa na mente exatamente dessa maneira de três componentes.

Alguns cristãos propõem – como você – que um único ser humano é composto de corpo, alma e espírito (chamado tricotomia). No entanto, acho que alguém pode argumentar fortemente que a Bíblia usa alma e espírito de forma intercambiável, e que tudo o que a alma faz, o espírito faz, e tudo o que o espírito faz, a alma faz. Compare Jesus sendo perturbado na alma (Jo 12:27) e no espírito (Jo 13:21). [3]

Agora, a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isso vim a esta hora.
— João 12:27 ARC

Tendo Jesus dito isso, turbou-se em espírito e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair.
— João 13:21 ARC

As analogias que uso com cautela incluem a reflexão agostiniana sobre o amor: a Trindade é análoga a uma família humana amorosa: o Pai, que é o Amante, o Filho, que é o Amado, e o Espírito Santo, que é o amor que deles brota [4]. Eu também acho que a trindade e a unidade são evidenciadas em um triângulo e que a unidade e a diversidade são vistas no universo. Uma analogia trinitária na qual estou trabalhando é comparar as três pessoas na Divindade com os três transcendentais: o verdadeiro, o bom e o belo. É um trabalho em progresso.

Espero ter ajudado você a refletir sobre o assunto. Obrigado por levantar um tópico estimulante.

Pegue e leve
Alguns pensadores cristãos desconfiam das analogias trinitárias – e com razão – porque muitas estão mais próximas de visões heréticas. Eu pessoalmente concordo com Santo Agostinho sobre o assunto, mas tento proceder com cautela. O filósofo católico Peter Kreeft diz o seguinte sobre analogias: “As analogias são extremamente úteis, até mesmo essenciais para o pensamento humano.” [5]

Reflexões: Sua Vez
Existem analogias da Trindade que você considera úteis? Visite Reflections para comentar.


Notas de fim
  1. Patrick J.  Hurley, A Concise Introduction to Logic,  12ª ed. (Samford, CT: Cengage Learning, 2015), 524.
  2. Em termos lógicos, as analogias são mais bem entendidas como fortes ou fracas, em vez de boas ou más.
  3. Para uma discussão bíblica útil das posições de tricotomia e dicotomia, veja Wayne Grudem, Teologia Sistemática (Edições Vida Nova; Edição padrão, 2022), capítulo 23.
  4. Veja Gerald Bray, “8 Things We Can Learn from Augustine”, Crossway (site), publicado em 16 de novembro de 2015.
  5. Peter Kreeft, Socratic Logic: A Logic Text Using Socratic Method, Platonic Questions, and Aristotelian Principles , 2ª ed., ed. Trent Dougherty (South Bend, IN: St. Augustine Press), 102.


__________________
Traduzido a partir do original Should Christians Use Analogies for the Trinity?


Etiquetas:
a Santíssima Trindade no cristianismo, na teologia cristã - raciocínio lógico - Santo Agostinho - homem tricotômico - trinitário - crença trinitária - trinitarianismo - Deus trino, triuno


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Debate sobre a Idade Histórica: Dependência de Traduções (1 de 5)

Debate sobre a Idade Histórica: Início dos Tempos

Por que o universo é do jeito que é?